Com a volta da cobrança de taxa extra, é muito importante tomar algumas medidas para diminuir o consumo e para não afetar tanto o seu bolso no final do mês. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa missão.

Quando se trata de economia de energia não estamos falando só de apagar as luzes ao sair dos cômodos da casa, existem diversas outras formas de diminuir a conta no final do mês, vamos conhecer algumas delas?

Prefira tintas claras
Pintar as paredes e tetos com cores claras faz com que o ambiente fique naturalmente claro, dispensando a necessidade de luzes o tempo inteiro. Outra escolha assertiva é caprichar nas esquadrias e janelas para aproveitar ao máximo a luz do sol durante o dia. Portanto, se a sua casa ainda está em processo de construção ou reforma não deixe de aderir essa dica.

Lâmpadas
A fonte de iluminação que você escolhe para a sua casa também diz muito sobre a sua conta de energia. Opte sempre por lâmpadas LED, pois as mesmas oferecem, além de economia, durabilidade e sustentabilidade. E lembre-se também de sempre apagar as luzes ao sair do local, evitando assim gastos desnecessários.

Geladeira
Para diminuir o consumo de energia da sua geladeira você deve deixar o controle de temperatura no inverno e ajustar o termostato para evitar o consumo desnecessário. Evite colocar forros e panos nas prateleiras e utilizar a sua parte traseira para secar roupas, por exemplo, isso pode demandar um esforço muito maior do seu eletrodoméstico.

É importante conferir sempre se a borracha de vedação está funcionando bem, além de não deixar a sua geladeira próxima ao fogão, pois tudo isso pode interferir no seu funcionamento.

Máquina de lavar
Em vez de lavar roupas várias vezes na semana ou mês, prefira reservar dias específicos e lavar todas as peças de vez, respeitando o limite indicado pelo fabricante da máquina.

É importante limpar periodicamente o filtro da máquina e aproveitar os dias ensolarados para deixar suas roupas secarem naturalmente, pois a secadora é uma das responsáveis por um aumento significativo na conta de energia.

Chuveiro Elétrico
Este pode ser um grande vilão da sua conta de energia, portanto esteja sempre atento ao tempo que gasta no banho. Um chuveiro mal instalado também pode trazer grandes problemas no final do mês, tanto para a sua conta como para sua segurança, procure sempre bons profissionais.

E por último, mas não menos importante: sempre que possível utilize o chuveiro na posição verão, um banho frio de manhã para acordar faz sempre bem, além de nos fornecer diversos benefícios para a saúde.

Ar Condicionado
Sem dúvidas o ar condicionado pode representar uma boa parcela da sua conta de energia, principalmente no verão, por isso se atente às dicas a seguir:

Apenas deixe ligado quando o ambiente estiver ocupado;
Mantenha sempre todas as janelas e portas do ambiente fechadas, para aumentar a eficiência do equipamento;
Mantenha, se possível, as cortinas fechadas para evitar a incidência do sol no ambiente;
Mantenha a limpeza do equipamento em dia;
Evite colocar a parte externa do aparelho em locais com muita incidência do sol;
Utilize o timer para deixar o seu ambiente fresco e ventilado sem o exagero de consumo;
Celulares
Evite deixar seu aparelho carregando durante toda a noite, pois na maioria das vezes ele atinge a carga completa em menos de 2h. Utilizar o celular enquanto o mesmo carrega também exigirá muito mais energia, portanto é importante evitar esse tipo de situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *